sábado, 11 de abril de 2009

Essência, espetáculo e sabedoria, simplicidade

Chão de terra, gramados e outros
Seres que passam e encantam-me
Escondem-se, pois eu sou intruso
Não uso a minha própria pele
Não tenho meu próprio cheiro
Eu entendo como eles se sentem, pois
De onde venho todos são bichos estranhos
Defendendo-se em grupos uns dos outros.

Tetos de folhas balançam com o céu azul
Com ventos que fazem concertos
Usando as vidas verdes como instrumentos
Fazendo-as a dançar em sincronia
Levando-me a renovar ossos com o tempo
Ao passo que aprecio o espetáculo.

Renovo-me das rotinas da vida
Que trazem caminhos que,
Imaginando saber pra onde vão,
Faz dos humanos seres sem história positiva,
Cria homens de muitas máscaras
Defensores do próprio ego,
Um meio de dizer que são seguros.

Vida esta, de Idealizadores progressistas
Onde coisas sem valor passaram a ser importantes
E valores reais foram deixados de lado.

Mais, de volta ao lugar tranquilo
Com o cheiro da terra, areia e grama
Onde o vento faz música e seus instrumentos
São os que cobrem os caminhos até simples lugares
A onde a noite faz da Terra um divã
E o céu conselheiro

Lá eu descarrego minhas costas
Eu desfaço minhas máscaras
Eu me vejo!
Eu me sinto!
Eu fecho os olhos e abro os braços ao respirar!
Eu fujo das luzes para a escuridão,
Dos conflitos para a calmaria
Pra cantar com o silencio e o vento
Uma canção.


Cantando, o sonhador reorganiza
Os desejos do seu coração
Dos efeitos das notas menores
Que o dia-a-dia da vida faz,
Como quem reconstrói suas formas
Refazendo os ritmos de seus passos
Tomando os sonhos nos próprios braços.

A cada passo longe de tudo,
No meio do nada e no coração da Terra
Tudo me leva a ter conclusões
Sobre o que a vida me faz;
Sobre o que a minha vida me rouba
Até que eu me pegue sentindo saudades
Deste nada, que na verdade é tudo,
E abandone os trilhos dela
Voltando a encontrar-me no escuro.

Das notas sedosas e complexas
Que o silêncio do nada cria
Eu também renovo a força
Analisando meus passos na vida.

Francimar Meireles

insentivo das aulas de Portugues.

Nenhum comentário: