sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O significado de dizer “nada sou”



Quem não deve entender algo, que não seja forçado por mãos humanas: o seu opressor acaba sendo seu inimigo, mesmo não sabendo que o seu maior inimigo é o próprio eu.
Observando loucos, vemos as suas caminhadas às segas. Também não entendemos porque o tal não consegue ver... A verdade é que ele é um grande exemplo de nos mesmo, as coisas que não queremos aceitar por medo da pobreza, por raiva da política, por medo do inferno, por não saber o que realmente é verdade ou mentira no mundo, por seguir as massas populares sem saber que esta dentro dela.
O maior esforço que posso fazer é o de ser contra mim mesmo nas horas em que alguém quer me corrigir. O melhor ato é relevar o momento da critica afim de que as coisas que se querem firma se firmem logo. O poder da paz esta nas mãos do que vive, do mais sensato. Depois de um tempo analisando é que vou saber a resposta e espero que mesmo as escuras de uma resposta certa eu tenha escolhido o que é correto. As respostas momentâneas às vezes são carregadas de defesas e arrogâncias, insensatez.
Quanto mais me armo contra o mundo, mais o mundo se arma contra mim.
Quanto mais me defendo do mundo, mas poderoso ele fica. Mas meu Deus é o limite, o entendimento, o refúgio, a válvula de escape, o professor, o senhor que testa as minhas resistências ao me permitir muitas situações.
Por muito se deve andar atrás de sabedoria... Minha mãe sempre dizia.
Meu medo era de não poder reconhecê-la como tal quando estivesse frente a frente com ela (a sabedoria). Até hoje é assim, mesmo o meu coração me dizendo que estou no caminho para ela.
A soberba é uma grande armadilha e um grande engano quando estamos diante da auto promoção... Todo o dia digo pra mim: não sou, mas posso ser... E se acho que sou digo: não sou, mas posso ser, e se me exponho já pra mim mesmo como se fosse, digo: não sou, mas posso ser... E se meu coração me cobra e pergunta quando serei, digo: quando Deus me levar é que serei, pois conquistei o maior dos bens da sabedoria: a Vida eterna.

Nenhum comentário: